Metas? para 2026

Segunda feira, 5 de janeiro

Eu sou geminiana, ou seja, tenho sol em um planeta de ar. Curto mudanças, flexibilidade, mudanças de ações, de pensamentos, nada como um movimento fluído e constante. Pra resumir, eu acredito fielmente que a volta da terra ao redor do sol significa algo, tanto externa como internamente e todo os anos eu faço metas de ano novo. Assim, não “qualquer” meta, eu sou bem metódica com minhas resoluções de ano novo, e cada dia vou ficando mais, porém, acho que ano passado eu não consegui cumprir tudo que me propus. Acabei ficando muuuito chateada e esse ano decidi pegar um pouco mais leve comigo mesma, e com as tais resoluções de ano novo.

[Resoluções de Ano novo da Virginia Wolf {2 de Janeiro de 1931}]

“Não ter nenhuma. Não estar presa. Ser livre e gentil comigo mesma, não me forçar ir á festas: preferir ficar lendo particularmente no estúdio. Fazer um bom trabalho. Para acabar com a irritação, basta ter certeza que nada vale a pena me irritar. As vezes ler, as vezes não ler. Sair de casa, sim, mas ficar em casa mesmo que peçam. Quanto às roupas, comprar de boa qualidade.”

Escrever mais no diário e registrar mais. Escrever mesmo que seja algo “batido”, mesmo que seja um pensamento vergonhoso. Falar, de verdade sobre os problemas, porque todo sentimento vem de algum lugar.

Fazer caminhada, mas não se cobrar tanto. Não desistir de ir só porque ficou uma semana sem ir, e também não ficar maluca se inscrevendo em corridas, controlando alimentação e inventando rotinas reguladas malucas. Ir pra aproveitar a vista, a endorfina e se livrar das dores corporais, porque o nosso corpo foi feito pra estar em movimento.

Assistir mais séries, ver mais filmes e ouvir mais músicas. Essa aqui pode ser interpretada em vários aspectos, mas num geral, ter mídia mais presente no meu dia-a-dia. Não adiar mais idas ao cinema (porque o filme vai sim sair de cartaz), ter meu kindle mais presente comigo ao invés do celular e meu fone também. Aproveitar os “eventos” de cultura pop que eu sempre gostei (acompanhar os lançamentos do cinema, da música e dos streaming). E se não tiver em streaming, ver no pirata sim, não ficar com preguiça de abrir o stremio ou o torrent.

Reclamar menos e agradecer mais. Mas sério, ser mais gentil com os outros e comigo mesma. Eu tenho uma relação absolutamente tóxica com os meus pensamentos sobre mim mesma e qualquer imprevisto no meu dia sobe o carioca em mim e eu consigo ser grosseira bem rápido. No geral, falar menos palavras feias.

Mudanças no estilo. Fazer mechas verdes no cabelo, fazer piercing no nariz, fazer tatuagens, se quiser. Se divertir mais com a aparência, mesmo se der errado, fazer coisas na aparência com que se identifica e se sentir segura e feliz com isso.

Mexer menos no celular. Essa foi uma das metas do ano anterior e é absolutamente chato e horrível quando todas as pessoas ao seu redor estão com o celular o tempo todo ou então exigem respostas imediatas pela internet mas eu sigo lutando contra o fim do mundo, porque eu sinto de verdade meu cérebro melhor quanto menos eu to scrollando.

Economizar dinheiro, principalmente com e-commerce. Essa meta nem é tanto de ano novo e sim que eu tô praticando a um tempo mas mantenho porque eu sou viciada no app da shoppee, da shein e sinceramente qualquer site que o frete pra minha casa seja menor que 15 reais. A galera do algoritmo é muito boa em me proporcionar a descoberta de novas coisas que eu preciso, mas real, consumir menos. Menos maquiagens e cacarecos pro meu quarto.

Lembrar que posso escolher e construir coisas novas. Não tenha medo de começar de novo. Talvez você goste mais da sua nova vida :)